Telefone: (34) 3331-8400

Whatsapp: (34) 99175-0953

E-mail: testedeprogenie@girleiteiro.org.br

Glass Buildings

Receba GRATUITAMENTE doses de sêmen dos Touros

do Teste de Progênie Embrapa/ABCGIL

Os Touros estão Listados por Ordem Alfabética.

Após escolha, preencha o Formulário ou envie suas dúvidas, clicando aqui.​​

Leia os artigos dos pesquisadores da Embrapa, ao final da página também.

Preencha o formulário para receber GRATUITAMENTE doses de sêmen dos Touros em Teste de Progênie, e mais informações.

 
A Fazenda faz controle leiteiro?
Produção de Leite Diária:

Para que serve o Teste de Progênie?

O Teste de Progênie serve para mostrar quantos litros de leite, em média, as filhas de um determinado touro poderão produzir a mais em relação à média das filhas de outros touros, evidenciando a capacidade do reprodutor para transmitir suas qualidades genéticas para a progênie.

 

É a prova zootécnica mais segura para identificar os valores genéticos dos touros e promover o melhoramento em rebanhos leiteiros. O Teste de Progênie requer tempo considerável, de 6 a 7 anos, e os reprodutores são avaliados a partir de informações sobre o desempenho de suas filhas (puras e mestiças), através de controle leiteiro, análise dos componentes do leite, de manejo, temperamento e avaliação linear. A avaliação linear mostra as características boas e ruins que o touro transmite para suas filhas, tendo relação com a facilidade de ordenha, o temperamento e, ainda, a conformação corporal da vaca associada à produção: a qualidade do úbere, pernas, pés, garupa etc. As características lineares ainda estão associadas à longevidade, ou seja, a produção de leite e seus componentes (gordura, proteína e sólidos) durante a vida produtiva do animal.

Como os touros são selecionados para participar do Teste de Progênie?

 

Os touros participantes do Teste de Progênie passam por uma rigorosa pré-seleção. Em 2020, na bateria da 11ª Prova de Pré-Seleção, touros componentes do 35º Grupo, realizou-se, pelo quarto ano seguido, a avaliação genômica dos candidatos, o que tem aumentado em muito a média dos valores genéticos dos grupos que se formam anualmente.

 

A bateria contou com a participação inicial de 434 machos. Pertencentes a 68 criadores, os animais foram genotipados e avaliados para a produção de leite, resultando na inscrição de 31 touros jovens, que permaneceram na FAZU por seis meses realizando avaliações reprodutivas, de comportamento, libido e morfológicas, além do resultado para o gene da beta-caseína.

 

Resumindo, o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro – PNMGL, executado pela ABCGIL e Embrapa Gado de Leite, foi implantado em 1985 com o objetivo principal de promover o melhoramento genético da raça Gir Leiteiro por meio da identificação e seleção de touros geneticamente superiores para as características de produção, conformação e manejo, bem como proceder à avaliação genética dos animais de todos os rebanhos participantes. Os resultados do Teste de Progênie, que são publicados no Sumário Brasileiro de Touros, ganham cada vez mais credibilidade junto aos produtores de leite, o que faz aumentar a demanda pela inclusão de novos touros. O Sumário 2020 apresenta um total de 491 avaliações de touros Gir Leiteiro, afiançadas por 118.425 lactações de 72.019 vacas, incluindo os compostos de tipo e o Índice de Produção do Gir Leiteiro (IPGL).

 

Pode-se afirmar que o Teste de Progênie é hoje o maior responsável pelo sucesso do Gir Leiteiro, pois todas as informações geradas nestes 35 anos formaram as bases para um crescimento com sustentabilidade e responsabilidade. O uso de touros aprovados pelo Teste de Progênie fez a produção/média diária do Gir Leiteiro saltar de 3,6 litros em 1985 para 11,8 em 2020, refletindo no Girolando, cuja produção, que era de 4,5 litros de leite em 1985, saltou para 16,5 em 2020.

Quem se interessar, pode receber GRATUITAMENTE o sêmen de touros avaliados no Teste de Progênie Embrapa/ABCGIL preenchendo o formulário para conhecer o regulamento e escolher o(s) touro(s) de sua preferência

@ 2020